Mais uma morte por coronavírus em Santa Catarina foi confirmada nesta quarta-feira (15) pelo governo do Estado. Foi de uma idosa de 83 anos, que morava em uma casa de repouso em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC. Com esse óbito, o número de mortes chega a 29. Outros 31 novos pacientes tiveram diagnóstico positivado para a doença. Assim, o número de casos chega 884 em todo o território catarinense.
Em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estão hospitalizadas 98 pessoas infectadas pelo vírus ou em investigação para doença. Dessas, 63 utilizam ventilação mecânica. Já o número de pessoas que deixaram os leitos de alta complexidade chega a 111, atualizou o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) em transmissão ao vivo.
– Temos a situação sob controle. Mais de 100 pessoas que estavam em UTI estão se curando. Estão suportando a doença. Que foram internadas e tratadas dentro de um protocolo igual, utilizado em todos os hospitais de Santa Catarina, sejam eles do Estado, municipais ou filantrópicos – comentou Moisés.
Liberação de missas e cultos
O governador Carlos Moisés deu sinais, durante coletiva de imprensa, de que a liberação das atividades em igrejas pode voltar a ocorrer em breve, desde que seja traçado um plano com regras a serem seguidas tanto por fiéis, quanto por colaboradores. Segundo ele, é uma análise que já ocorre, “mas com muita calma”, já que o objetivo é garantir a segurança da população:
– A gente tenta construir um modelo que consiga regulamentar missas e cultos, com público mínimo e, também, sobre como servir a comunhão para que não haja contato físico. Inclusive, vamos conversar com alguns deputados que integram bancada de segmentos religiosos, para que possam colaborar nesse sentido.
Abertura de academias
Após manifestações em todo o Estado, com pedidos para que as atividades voltassem em academias, os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram a reabertura dos espaços nesta quarta-feira. O projeto agora segue para o governador sancionar, caso concorde que o serviço é essencial.
Moisés antecipou que considera a atividade física fundamental para todos e que aguarda uma proposta do Conselho Regional de Educação Física (CREF3) com um modelo seguro para a retomada das atividades, a fim de evitar o contágio pelas pessoas que forem até as academias:
– Sabemos da importância do bem estar físico, mas temos um dilema sobre compartilhar equipamentos, tocar, escorrer suor na testa. É um ambiente em que as pessoas se reúnem e o batimento cardíaco acelera, a inalação aumenta, assim como a proliferação de partículas. Tem o deslocamento de partículas em suspensão, seria ato de irresponsabilidade fechar os olhos para estes fatores. Vamos ouvir o setor para ver de que forma podem atuar.
Hospital de campanha
A instalação do hospital de campanha previsto para a região de Itajaí tem repercutido desde que o investimento de R$ 76 milhões para um período de seis meses foi anunciado. Na última segunda-feira, dia 13, o governo já havia esclarecido sobre a diferença dos valores apresentados pelo governo federal para a construção de um hospital em Goiás e a instalação de Santa Catarina.
Nessa quarta-feira, no entanto, o assunto voltou a repercutir, após a exposição nas redes sociais do distanciamento entre Carlos Moisés e a vice-governadora, Daniela Reinerh. Na noite de terça-feira (14), Daniela retuitou uma publicação da deputada federal Carla Zambelli, que chamou de “golaço” um suposto pedido da vice-governadora para cancelar o processo de contratação do hospital aberto pelo Governo de Santa Catarina.
Questionado sobre o posicionamento sua vice, Moisés criticou a declaração “de uma pessoa que tem alto cargo no poder executivo estadual” e a considerou irresponsável:
– Enviamos documentos ao Tribunal de Contas e ao MP informando dados e números. Temos comparações com o modelo federal e cada um fala de si. Mandetta foi muito feliz em uma declaração em que diz que é preciso saber com o que se está comparando. Penso que essas declarações têm de ser dadas com responsabilidade. Temos total interesse de prestar estas informações. Não estamos construindo um hospital, mas contratando serviço 24h ao dia. Vai além da construção de espaço físico, que me parece o modelo que a vice-governadora fez referência. Lamentamos este comentário e posição, ainda mais de quem tem acesso à informação e está dentro do governo.
Municípios de SC com casos de coronavírus
Águas Mornas – 1
Anita Garibaldi – 1
Antônio Carlos – 11
Araranguá – 4
Aurora – 1
Balneário Arroio do Silva – 2
Balneário Camboriú – 60
Balneário Gaivota – 2
Balneário Piçarras – 2
Barra Velha – 1
Biguaçu – 2
Blumenau – 70
Botuverá – 2
Braço do Norte – 25
Brusque – 17
Caçador – 2
Camboriú – 47
Canelinha – 1
Capivari de Baixo – 1
Chapecó – 6
Cocal do Sul – 1
Criciúma – 44
Florianópolis – 214
Forquilhinha – 1
Garopaba – 2
Gaspar – 5
Governador Celso Ramos – 3
Gravatal – 10
Guabiruba – 2
Guaramirim – 1
Içara – 7
Imbituba – 12
Indaial – 3
Ipumirim – 2
Irati – 1
Itajaí – 37
Itapema – 7
Itapiranga – 1
Jaguaruna – 3
Jaraguá do Sul – 9
Joaçaba – 4
Joinville – 71
Lages – 11
Laguna – 4
Mafra – 1
Massaranduba – 1
Morro da Fumaça – 2
Navegantes – 8
Nova Trento – 1
Orleans – 2
Palhoça – 11
Papanduva – 2
Paulo Lopes – 1
Pedras Grandes – 2
Pescaria Brava – 1
Pomerode – 1
Porto Belo – 5
Rancho Queimado – 2
Rio do Sul – 1
Rio Negrinho – 1
Rio Rufino – 1
Sangão – 2
Santa Cecília – 1
Santa Rosa do Sul – 1
Santo Amaro da Imperatriz – 1
São Bento do Sul – 1
São Domingos – 3
São Francisco do Sul – 2
São José – 31
São Lourenço do Oeste – 2
São Ludgero – 6
São Pedro de Alcântara – 1
Schroeder – 1
Siderópolis – 7
Sombrio – 9
Tangará – 1
Tijucas – 4
Timbé do Sul – 1
Timbó – 2
Treze de Maio – 2
Tubarão – 32
Urussanga – 3
Vidal Ramos – 1
Videira – 1
Outros estados – 10
Outros países – 3
Foto: Reprodução
Fonte: NSC Total – DC – Por Clarissa Battistella / Por João Lucas Cardoso