Casos ativos da doença atingiram o pico desde o início da pandemia no sábado, mas voltaram a cair neste domingo.
Santa Catarina registrou neste domingo (8) mais nove mortes por causa do coronavírus e 969 casos confirmados de covid-19. Agora, o Estado soma 274,6 mil pacientes infectados desde o início da pandemia e 3211 mortes.
Depois de atingir o maior número de casos ativos de covid-19 até hoje, com mais de 14 mil pessoas doentes neste sábado (7), o número de pacientes recuperados cresceu e o Estado agora tem 13,4 mil pessoas em tratamento.
Os dados divulgados no boletim deste domingo ainda são parciais, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. A pasta informou que está com problemas nos sistemas vinculados ao Ministério da Saúde e, por isso, até as 18h30min deste domingo ainda não havia atualizado o sistema com todos os dados sobre o coronavírus. Por isso, não é possível a checagem da cidade e outras informações dos novos óbitos registrados.
A ocupação dos leitos de UTI do SUS em Santa Catarina está em 67,4%. Dos 1432 leitos ativos, 467 estão livres atualmente. A situação é mais complicada na Grande Florianópolis, onde a ocupação chega a 74,7%. No Oeste a taxa é de 71,8%, enquanto no Planalto Norte e Nordeste é de 70,1%. As outras regiões estão abaixo da média estadual.
Foto: Ernesto Benavides / AFP
Fonte: NSC Total – DC – Por Lucas Paraizo