Estado deve decretar novas medidas restritivas ainda nesta sexta-feira.
Com mais 60 óbitos, Santa Catarina registrou o número mais alto de mortes por coronavírus notificadas em um único boletim. As vítimas morreram entre os dias 4 e 31 de julho, mas a confirmação por covid-19 ocorreu somente após análise do Laboratório Central de SC (Lacen-SC). Com isso, a soma de pessoas que perderam a vida por consequência da doença chega a 1.102. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (31) pelo governo estadual, que estuda novas medidas restritivas antes, ainda, do fim de semana.
O Estado também divulgou mais de 4 mil novos diagnósticos de coronavírus, o maior número notificado em um único boletim. O total de pessoas infectadas em SC desde o início da pandemia é de 84.073. Seguem ativos para a doença, 12,3 mil pacientes.
As regiões com mais óbitos confirmados nesta sexta-feira são a do Vale do Itajaí, com 22 mortes, a do Norte, com 12 e a do Sul, com 9. Joinville é a cidade que concentra o número mais alto de vítimas e registrou, nessa sexta-feira, mais seis óbitos. O município já perdeu 125 moradores para a doença, no total.
Já no Vale do Itajaí, a cidade litorânea de Balneário Camboriú teve mais cinco mortes. O município ocupa a quinta posição no ranking de mortes no Estado, com 45 óbitos no total. A idade e o gênero das vítimas, assim como a data do óbito e o município em que cada uma residia, você confere no mapa abaixo.
Cidades com mais casos confirmados de coronavírus
No acumulativo, é Joinville que aparece na frente em número de casos confirmados de coronavírus, com 7.217, segundo dados do governo catarinense. Em Segundo, figura Blumenau, com 5.347. Balneário Camboriú fica na terceira posição, com 4.155, seguida de Chapecó, com 3.826, Itajaí, com 3.709 e Florianópolis, com 3.413.
Se considerar apenas os pacientes ativos, aqueles que seguem em tratamento, seja com sintomas leves, graves ou mesmo os assintomáticos, também é a cidade mais populosa do Estado que figura em primeiro: Joinville tem 1.171 pacientes em acompanhamento. Em segundo, com 612 casos ativos, aparece São José. E em terceiro, Blumenau, com 584.
A Capital catarinense, que foi a mais afetada no início da pandemia, continua na lista, porém, em sexto lugar. Aparece depois de dois municípios do Sul catarinense, região que conviverá com algumas alterações no horário de funcionamento dos serviços, como medida de enfrentamento ao coronavírus.
Casos ativos por cidade
Joinville – 1.171
São José – 612
Blumenau – 584
Criciúma – 484
Tubarão – 475
Florianópolis – 468
Palhoça – 419
Foto: Diórgenes Panidni/DC
Fonte: NSC Total – DC – Por Clarissa Battistella