Secretaria da Saúde realiza recadastramento das famílias para planejamento de políticas de saúde

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Secretaria da Saúde estão realizando atualização de cadastramento das famílias em toda a cidade para fins de planejamento de políticas de saúde e políticas sociais. A ação tem o objetivo de melhorar o atendimento prestado à população. A abordagem de recadastramento está vinculada às visitas mensais dos ACS nas casas.

Segundo a Secretária de Saúde, Jeane Barros, em locais como prédios ou condomínios, as pessoas ficam inseguras em receber os Agentes Comunitários de Saúde para realizar o recadastramento. A comunidade deve estar alerta e receber a visita do Agente Comunitário. Todos estão identificados e a finalidade é somente de atualização de dados para melhorar os processos de atendimento. Além disso, o agente comunitário contribui na qualidade de vida das pessoas. Ele é a ligação entre a família e a Unidade Básica de Saúde, explicou a Secretária Jeane Barros.

Para que o recadastramento das famílias alcance a todos, a Secretaria de Saúde intensificou as visitas nas casas. Algumas Unidades Básicas de Saúde já estão com o recadastramento adiantado, pois as agentes comunitárias têm facilidade em realizar as abordagens nas casas.

Segundo a Diretora da Atenção Básica, Édia Regina Grah, o maior desafio para o recadastramento está concentrado na Meia Praia. Muitas famílias não são encontradas. O bairro Meia Praia é amplo e muitos apartamentos estão fechados. No último sábado de Abril vamos realizar um mutirão de visitas. O foco será revisitar locais onde não se encontraram os moradores durante a semana, afirmou Édia Regina Grah.

A Secretaria pede o apoio da comunidade na recepção das Agentes Comunitárias de Saúde. Ao responder o questionário você atualiza os dados sobre a saúde da sua família. Mais informações no Departamento de Atenção Básica através do telefone (47) 3267-1517.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema