Secretaria de Saúde de Itapema reúne pastores para discutir a criação de serviço de capelania no Hospital

A Secretaria de Saúde de Itapema promoveu uma reunião entre integrantes do Conselho de Pastores de Itapema (Conpai) e o padre Mário Sérgio, mediada pelo secretário de Saúde Roberto Carlos Ruiz, na terça-feira (1), para discutir a criação do Serviço de Capelania no Hospital Municipal Santo Antônio. O objetivo do encontro foi estabelecer um debate inicial com os líderes religiosos, a fim de iniciar a organização e o planejamento do serviço, que deve ser aberto até o fim deste ano, quando a 2 fase da reforma do hospital será concluída.
O serviço de capelania visa prestar assistência espiritual aos pacientes, familiares e funcionários, sem qualquer discriminação de credo, promovendo a fé e proporcionando subsídios que ajudem a assumir situações de dor, sofrimento e tratamento com maior segurança e autoestima. Questões referentes à estrutura, horário e dinâmica de funcionamento serão discutidas em encontros posteriores.

De acordo com o secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, o serviço não caracterizará nenhuma religião específica. A capela será um local de oração e meditação, que busca trazer conforto às pessoas que passam por situações de doença, explica. Ruiz afirma também que outras reuniões com líderes religiosos serão organizadas nas próximas semanas, para que os padres e pastores possam ajudar de forma efetiva na concretização do projeto. Além de estarmos muito preocupados com a melhoria da qualidade do atendimento médico, também temos o compromisso de proporcionar conforto espiritual aos usuários do SUS que precisam do hospital, completa.

Mais informações com o secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, pelo telefone (47) 3368-2711 ou pelo e-mail saude@itapema.sc.gov.br.