A Secretaria de Saúde de Itapema inicia a partir de 5 de abril o Projeto Saúde e Prevenção na Unidade Prisional Avançada da cidade. A ação tem por objetivo orientar agentes prisionais e a população carcerária sobre os riscos de infecção e vulnerabilidade de doenças, através do Programa DTS/Aids, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase.
O Projeto Saúde e Prevenção oferece oficinas, palestras educativas, insumo de prevenção e material informativo, além de exames para teste de HIV/Aids, Sífilis e marcadores de Hepatite e Tuberculose. O trabalho será feito com o apoio de dois profissionais de enfermagem, que irão dividir os detentos em pequenos grupos e realizar as atividades de prevenção.
A Coordenadora do Programa DST/Aids, Amanda Priscila Pereira, explica que a ação é muito importante, já que a população carcerária depende de políticas públicas voltadas para prevenção de doenças e saúde sexual, já que é privada de liberdade. A institucionalização dessas ações permite a redução do impacto da epidemia na população, a promoção de saúde e a melhoria da qualidade do serviço prestado, completa.
Mais informações com a Coordenadora do Programa DST/AIDS, Amanda Priscila Pereira, pelo telefone (47) 3368-3211.