Alunos, familiares e trabalhadores receberam tratamento adequado.
Em mais uma ação da Secretaria de Saúde, profissionais da Atenção Básica, da Assistência Social, do departamento de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária realizaram uma convocação para que todos os pais ou responsáveis de alunos da APAE e trabalhadores do local se reunissem para tratar e combater um surto de escabiose.
A escabiose é uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto com uma pessoa infectada. Após o contato com o ácaro, surgem bolinhas, as vezes com pequenas bolhas d’água, ocasionando coceira no local. Para combater o problema, é necessário que todos aqueles que estão ou não com o problema sejam medicados corretamente.
Assim, na noite da última quarta-feira (08/07), uma palestra sobre a doença foi realizada para todos que estiveram presentes, com espaço para esclarecimento de dúvidas e distribuição dos medicamentos. “Falamos sobre a doença em si, como evitá-la e bloqueá-la, além de orientações para que a doença não continuasse. Ao fim dos esclarecimentos, distribuímos os medicamentos não só para aqueles que estavam com escabiose, mas também para outros familiares da mesma residência e para todos os profissionais da APAE para garantir que a doença não volte mais”, explicou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos.
Com a medida, a APAE de Itapema adiantou seu período de férias e tanto o local como os veículos que transportam os alunos passarão por uma desinfecção. Para aqueles que não compareceram na ação e não receberam os medicamentos, será necessário procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o tratamento antes do retorno das aulas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema