A Secretaria de Saúde de Itapema, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica realiza o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MCR). A atividade é recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e tem por objetivo avaliar a situação vacinal das crianças menores de cinco anos de idade.
Este ano, o MRC avaliará as coberturas vacinais dos tipos Pneumocócica e Meningocócica C conjugada (Meningo C). Em cada sala de vacina de Itapema, as vacinadoras terão como meta visitar 25 crianças, totalizando 225 atendimentos. No momento da entrevista as crianças com esquema atrasado destes dois tipos poderão ser imunizadas.
Segundo a Secretária de Saúde, Mônica Arruda de Souza, este monitoramento contribui para o trabalho de vacinação já realizado na cidade. Com o resultado do MRC vamos avaliar a situação local e assim definir ações de imunização, melhorando ainda mais as coberturas vacinais em todo o município, afirmou Mônica Arruda de Souza.
O Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal em Itapema segue até o dia 24 de setembro nas nove salas de vacina da cidade. Todas as equipes estão uniformizadas com camiseta e crachá.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema