Pesquisa realizada em Itapema rende cartilha de notificação.
Violência foi tema de uma reunião realizada na manhã dessa terça-feira (22/09) na Secretaria de Saúde de Itapema. A atividade envolveu representantes de outras secretarias como Educação, Assistência Social e Cidadania, alguns conselhos do município, além das redes da saúde, como CAPS, Atenção Básica, NASF e Atenção Especializada.
A reunião foi coordenada pelas residentes da Univali do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde. A Psicóloga Ariane Silva e Enfermeira Jacqueline Polidoro, passaram seis meses pesquisando sobre o tema que trás muitas discussões.
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos contou que a roda de conversa foi muito produtiva para a exposição da problemática. “As residentes elaboraram uma cartilha nesse tempo de pesquisa para identificar o tipo de violência sofrida pela população Itapemense e orientar os profissionais para que eles possam oferecer o melhor apoio às vítimas”, afirmou Richelle.
Segundo a coordenadora, é muito importante para o município ter dados sobre os casos e assim o governo possa estar sempre atento as necessidades da comunidade e oferecer todo apoio necessário a população exposta e que a mesma denuncie. “Esse foi o primeiro encontro de muitos, tentamos sensibilizar todos os presentes para uma reflexão do que pode ser feito por nossa comunidade”, concluiu.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema