As reuniões intersetoriais organizadas pelas Residentes Multiprofissionais em Atenção Básica/Saúde da Família que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Ariane Silva e Mayara Schmidt, em parceria com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde seguem acontecendo uma vez por mês em Itapema. Na tarde desta quarta-feira (19/10), o encontro contou com a participação especial do Conselho Tutelar de Itapema que explicou como funciona toda a equipe, apresentando suas funções e formas de entrar em contato. Os funcionários da rede de apoio às pessoas em situação de violência puderam esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento de seus trabalhos.
Este projeto iniciou no segundo semestre de 2015 com o objetivo de discutir o atendimento intersetorial às pessoas em situação de violência e promover o fortalecimento da rede de serviços para pensar em estratégias de melhorias. A ideia é promover discussões que fortalecem o trabalho em rede, onde os profissionais de várias áreas debatem sobre os tipos de violência encontrados no município e apresentam as funções de cada setor. A reunião intersetorial acontece de forma interativa fazendo com que todos se interliguem para que compreendam melhor a utilidade de cada um, sendo assim, englobando todos os serviços para o melhoramento da funcionalidade e atendimento.
Segundo a Psicóloga Residente Multiprofissional do NASF, Ariane Silva, estes encontros servem como uma troca de experiências e informações entre os profissionais da rede. “O objetivo das reuniões é fazer uma troca de experiências entre os profissionais, então comparecem os agentes de saúde, assistentes social, psicólogos, profissionais do NASF, das unidades de saúde, do CREAS e, como aconteceu hoje, do Conselho Tutelar. As vezes temos um tema especifico, mas no geral, o principio maior de todos é nos encontrarmos para conversar. Cada profissional fala sua prática, compartilha sua experiência e fala das suas dificuldades, aproveita que vários profissionais da REDE estão aqui e tiram suas dúvidas” concluiu Ariane.
A Fisioterapeuta Residente Multiprofissional do NASF, Mayara Schmidt, destacou a importância desses encontros para todos os servidores que compõem a rede. “Com essas reuniões, os profissionais da REDE podem se conhecer pessoalmente e melhorar a comunicação. A partir do momento que eles se conhecem e sabem a função de cada um, acontece a melhoria do serviço. A comunicação é o mais importante dentro de uma rede de apoio, a partir do momento que a comunicação acontece as coisas fluem melhor” concluiu Mayara.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema