Segunda dose da vacina contra o HPV inicia nas Unidades de Ensino

Segunda dose da vacina contra o HPV inicia nas Unidades de Ensino

Imunização é destina às jovens de 9 a 13 anos e vacina será feita apenas com autorização dos pais.

A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde, começou a disponibilizar a segunda dose da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) nas escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular. Mais de 2 mil jovens entre 9 e 13 anos devem receber a imunização.

A vacina é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero, doença que mata cerca de 8 mil mulheres por ano no Brasil. O esquema vacinal da HPV são em três doses, a primeira no momento, a segunda seis meses após a primeira dose e a terceira 5 meses após a primeira dose. “Lembramos que vacina feita, não é vacina perdida, ou seja, se a criança estiver com o esquema incompleto vamos garantir a imunização correta”, explicou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos.

Em Itapema, a segunda dose da HPV está sendo ofertada este mês, com a intenção de fortalecer a Campanha do Outubro Rosa. “Queremos fortalecer ainda mais as ações voltadas para as mulheres. Nossas equipes vão até as unidades escolares para garantir a imunização. Ressaltamos que todas as meninas só serão imunizadas com a prévia autorização dos pais e com a carteira de vacinação em mãos”, destacou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

Após o término do período de vacinação nas escolas, a vacina ainda continuará sendo ofertada nas Unidades Básicas de Saúde. Mais informações sobre a agenda de vacinação das escolas pelo telefone (47) 3267-1530.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema