Selo Social promove projetos na Saúde

Selo Social promove projetos na Saúde

A Secretaria de Saúde, por meio do Selo Social, realizou um total de seis projetos ao longo do ano de 2015. O projeto Selo Social busca reunir empresas, entidades e o poder público para trabalhar com o desenvolvimento local das cidades e todas as ações estão baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em nossa região, as ações do projeto são de responsabilidade do Instituto Abaçaí.

Promover a saúde e atender a população da melhor maneira possível é o objetivo da Secretaria do município de Itapema. Tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), quanto no Centro de Referência e Especialidades (CERES), os profissionais da área estão sempre buscando a excelência do serviço para os Itapemenses.

Sendo assim, um dos projetos desenvolvidos pela secretaria foi o Grupo de Reeducação Alimentar, realizado pela nutricionista Caroline Marini e a psicóloga Claudia Maria Petri do NASF (Nucleo de Apoio a Saúde da Família).

As ações do grupo tiveram como objetivo mudar o comportamento alimentar de pessoas com sobrepeso, obesidade e doenças associadas. Também melhorar a auto-estima e a percepção da própria imagem, proporcionar maior qualidade de vida aos participantes e aos seus familiares. Durante os encontros do grupo foram distribuídos materiais didáticos relacionado a bons hábitos como, filme, desenho do prato saudável, receitas, frases, imagens motivacionais, exemplos de refeições e receitas. Foram realizadas também dinâmicas como visita ao supermercado com explicação por setores e leitura de rótulos, o que facilita na hora da escolha do melhor produto para uma alimentação saudável.

O Projeto de reeducação alimentar foi realizado no Centro Integrado Municipal de Saúde (CIMS) e os participantes foram selecionados através de encaminhamento médico ou de enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os bairros do município. Os encontros aconteciam nas as terças-feiras, as 13h30.

“Esse projeto foi inscrito e recebeu a certificação do Selo Social em 2015. É uma atividade muito importante para nós profissionais e para os usuários do SUS, através da prevenção e tratamento de doenças crônicas e promoção da saúde”, contou a nutricionista

Segundo estudos realizados, o Sistema Único de Saúde (SUS) recebe um grande número de encaminhamentos ao serviço especializado de Nutrição e Psicologia, para tratamento do sobrepeso e obesidade associados a suas consequências, como por exemplo, a hipertensão arterial, diabetes, hipercolesterolemia, ansiedade, depressão, problemas com a auto-imagem entre outros. O Projeto veio para contribuir com a redução dessas doenças aliando o benefício de diminuição do desperdício de alimentos, o consumo de alimentos industrializados, auxiliando indiretamente na busca de um ambiente sustentável.

Através dos relatos realizados na avaliação no ultimo encontro e durante a participação do grupo, foram beneficiados diretamente durante o ano de 2015, 23 participantes que finalizaram o tratamento e indiretamente seus familiares foram contemplados. Os participantes relatavam a cada semana a escrita de seus diários alimentares contendo mudança de atitude na alimentação e o sentimento da semana.

Fonte: http://selosocial.com/itapema