O mês de Agosto se inicia com uma data muito importante a ser lembrada, a semana Mundial da amamentação. Para comemorar e realizar algo especial para as gestantes e mamães, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Várzea tem uma programação especial.
A partir desta quarta-feira (05/08), as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) estarão realizando juntamente com o apoio da equipe uma atividade com este grupo de mulheres. “O tema será amamentação, mas também serão abordados temas como saúde bucal, vacinação, exames, pré-natal, entre outros”, disse a Coordenadora da Unidade, Sandra Soares.
A atividade será realizada durante todas as quartas-feiras do mês, às 13h, sendo que no último encontro (26/08), encerramento da atividade, o encontro será prolongado e contará com a colaboração de mais profissionais para auxiliar no encontro.
Meia Praia II
A UBS Meia Praia II também se programou e realizou no início desta semana dois encontros sobre amamentação, uma palestra na sala de espera na segunda-feira (03/08) com a Enfermeira Deyse, e um grupo de gestantes na terça-feira (04/08) com a Enfermeira Janaína.
Sertão do Trombudo
Já no Sertão do Trombudo, uma palestra com o Dr. Antônio e com o Dentista Anderson será realizada nesta quarta-feira (05/08) às 14h, tanto para gestantes como para puérperas.
Todas estas atividades buscam valorizar as mulheres do município e ajudar as futuras mamães a cuidarem corretamente do seu bebê, lembrando e alertando sobre os exames, vacinas, e algumas dicas que ajudam no crescimento da criança.
Importância de amamentar
Os benefícios do leite materno para o bebê são inúmeros, ele contém anticorpos, vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê. O leite materno possui também muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não são encontradas no leite de vaca, tornando-o assim adequado, completo, equilibrado e suficiente para o bebê.
Para as mamães, as vantagens também são muitas. As chances de se adquirir diabetes ou desenvolver câncer de mama e de ovário diminuem significativamente para mulheres que amamentam, além de ajudar o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema