Na tarde desta quarta-feira (20/05) a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação de Itapema, por meio do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICAI), realizou o Seminário Municipal: Efetivando a Rede de Proteção da Criança e Adolescente.
O evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (celebrado em 18 de maio) teve o objetivo de encontrar meios para reforçar a rede de proteção que efetiva o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio de uma palestra ministrada pela assistente social Marlice Morás que possui várias especializações na área.
A palestrante usou uma rede de pesca como metáfora, para se referir à Rede de Proteção. Cada nó da rede representava um setor responsável pela efetivação dos direitos humanos. Quando todos os nós estão unidos, o pescador consegue uma boa pescaria, da mesma forma, quando todos os setores trabalham juntos, a rede de proteção funciona corretamente e toda a sociedade ganha.
Após a palestra, houve um debate, onde os representantes de cada setor discutiram sobre formas de aprimorar a Rede de Proteção em Itapema. “Hoje estavam presentes os principais atores sociais para buscarmos a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a proteção e a efetivação dos direitos, o que é uma das bases da política de Assistência Social” afirma a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Daniela de Bastos da Silva.
O seminário contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Daniela de Bastos da Silva, da Presidente do COMDICAI Cristina Aparecida Machado Bitencourt, da Dra. Promotora de Justiça, Carla Maria Pinheiro Miranda e representantes de diversos conselhos, secretarias, poder judiciário e da comunidade.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema