A cada mês as residentes da Univali do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde, tem realizado reuniões para melhorar a comunicação entre os serviços que o município oferece de apoio a comunidade, como por exemplo, Unidades Básica de Saúde UBS, hospital, conselhos de direito, CREAS, CRAS, CAPS, delegacia entre outros.
Na tarde da última sexta-feira (06/11) no Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) aconteceu mais um encontro reunindo dessa vez dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), equipe do CRAS e CAPS. A melhoria da comunicação para o trabalho em rede foi a temática do encontro, assim como a integralidade do cuidado com a pessoa vítima de violência.
A Enfermeira Jacqueline Polidoro, coordenou a atividade e propôs vários temas para a discussão de extrema importância para que todos os serviços de atenção e apoio possam atender cada vez melhor. “Entender o contexto que o paciente ou usuário das redes de apoio, esta inserido é essencial para uma melhor assistência e suporte, acolhendo com integralidade do cuidado”, afirmou a enfermeira.
Os profissionais presentes na reunião puderam relatar experiências vividas no seu dia a dia, interagir um com o outro, tirar duvidas expor opiniões em um patê papo super produtivo. A enfermeira da UBS do bairro Morretes, Rosangela Rodrigues da Silva, ressaltou a importância dos momentos de discussão sobre os problemas que encontramos na rotina do trabalho. “Além de discutir, a reunião também propôs ideias para ajudar na solução. Como agora a notificação de qualquer violência sofrida pela pessoa atendida pelos serviços de apoio é obrigatória, precisamos ir mais fundo para saber como contribuir melhor para acolher, orientar e oferecer o suporte adequado para cada caso sem invadir a privacidade dessa pessoa”, relatou Rosangela.
O município a partir dessa notificação obrigatória terá dados sobre os casos e assim o governo municipal juntamente com os serviços de apoio estão atento as necessidades da comunidade oferecendo todo apoio necessário a população.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema