Sobe para 693 o número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina; Estado tem 18 mortes

Sobe para 693 o número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina; Estado tem 18 mortes

Sobe para 693 o número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina; Estado tem 18 mortes - Foto: Reprodução

Uso de máscaras de tecido são obrigatórias a partir desta quinta-feira para todos que voltaram ao trabalho.

O número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina aumentou em quase 40% nesta quinta-feira (9). São 693 pacientes positivados para a doença, 192 a mais em relação ao dia anterior. Um novo óbito também foi registrado no estado, elevando a conta de mortes para 18. A vítima é uma mulher de 49 anos, que residia em Massaranduba, no Norte de SC. As informações são do governo de Santa Catarina.

​Entre as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para a doença, 318 são homens e 375 são mulheres. Há 55 pacientes internados em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com diagnóstico confirmado de Covid-19.

As cinco cidades com número mais alto de pacientes infectados são Florianópolis, com 166 casos, seguida de Blumenau com 59, Joinville com 49, Criciúma com 37 e Itajaí, com 34.

O salto no número de pessoas infectadas, segundo o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) ocorreu por dois motivos: porque exames que aguardavam resultados foram concluídos após a chegada dos novos testes e, também, porque novas pessoas contraíram a doença na última semana. E, mesmo o com salto de um dia para o outro, o pico da doença em SC ainda está distante, conforme o governador:

– Estimamos que na primeira quinzena de maio deve ocorrer o pico em todo o Brasil e não é diferente com Santa Catarina. O que fazemos agora é trabalhar a consciência das pessoas. Todos devem colaborar, porque, apesar de termos tido uma morte a cada 10 minutos no país, nas últimas 24h, a crise ainda não chegou.

Uso obrigatório de máscaras
Ao lado do governador, o secretário de Saúde, Helton Zeferino, informou que duas novas portarias foram publicadas nesta quinta-feira (9). Uma delas, define que a partir de hoje, os trabalhadores de todas as atividades que já foram ordenadas pelo Estado, são obrigados a usar máscaras de tecido ao realizar os serviços.

– Também regulamentamos que todos os estabelecimentos ordenados pelo governo, publicizem em lugar visível as regras do local, seja do uso de máscaras, de distanciamento ou higienização,para que todos que chegarem possam ver – orientou o secretário.

Moisés e Zeferino criticam resistência aos cuidados
Questionado sobre o aumento de movimentação nas ruas e presença de pessoas em áreas de lazer, inclusive nas praias, o governador Carlos Moisés lembrou que a liberação gradual das atividades não deve ser interpretada como incentivo para deixar o isolamento social:

– O fato de liberar determinada atividade não significa que o governo está incentivando você a frequentar determinados ambientes ou necessariamente ter que ir a esses locais. É importante que se diga que se você pode, fique em casa, até porque essa crise econômica é mundial e é natural durante essa crise. Se forem sair, que frequentem estabelecimentos que estão funcionando de forma segura. E se não for seguro, que rechacem e denunciem esses locais.

Da mesma forma, Helton Zeferino expôs a preocupação com a população e com a falta de conscientização de quem ignora as orientações sobre o isolamento social. Segundo o secretário, a mudança de comportamento é a forma mais segura de se proteger do contágio:

– As pessoas, de modo geral, estão se arriscando, mesmo quando se vê um cenário muito ruim que se apresenta à frente. Não é o fato de uma proibição acontecer que nós vamos conseguir intervir no comportamento de todas as pessoas. Nós precisamos que todos estejam unidos neste movimento, isso passa pelo comportamento das pessoas.

Municípios com casos de coronavírus em SC
O número de municípios com moradores infectados por coronavírus no Estado chegou a 78, segundo balanço do governo de Santa Catarina.

Entraram para a lista as cidades de Massaranduba, onde houve também o primeiro óbito, Orleans, Rio Negrinho, Aurora, Balneário Piçarras, Barra Velha, Caçador, Cocal do Sul, Garopaba, Guaramirim, Rio Rufino, Schroeder e Vidal Ramos entraram para a lista de cidades. Um caso que estava contabilizado como Paulo Lopes passou para Garopaba após a confirmação do local de residência do paciente.

Águas Mornas – 1

Anita Garibaldi – 1

Antônio Carlos – 10

Araranguá – 4

Aurora – 1

Balneário Arroio do Silva – 2

Balneário Camboriú – 48

Balneário Gaivota – 2

Balneário Piçarras – 1

Barra Velha – 1

Biguaçu – 2

Blumenau – 59

Botuverá – 3

Braço do Norte – 25

Brusque – 15

Caçador – 1

Camboriú – 22

Canelinha – 1

Chapecó – 6

Cocal do Sul – 1

Criciúma – 37

Florianópolis – 166

Forquilhinha – 1

Garopaba – 1

Gaspar – 5

Governador Celso Ramos – 3

Gravatal – 7

Guabiruba – 1

Guaramirim – 1

Içara – 7

Imbituba – 9

Indaial – 2

Irati – 1

Itajaí – 34

Itapema – 7

Itapiranga – 1

Jaguaruna – 3

Jaraguá do Sul – 9

Joaçaba – 1

Joinville – 49

Lages – 8

Laguna – 4

Mafra – 1

Massaranduba – 1

Morro da Fumaça – 2

Navegantes – 5

Orleans – 1

Palhoça – 7

Papanduva – 2

Paulo Lopes – 1

Pedras Grandes – 2

Pescaria Brava – 1

Pomerode – 1

Porto Belo – 5

Rancho Queimado – 2

Rio Negrinho – 1

Rio Rufino – 1

Sangão – 1

Santa Rosa de Lima – 2

Santo Amaro da Imperatriz – 1

São Bento do Sul – 1

São Domingos – 1

São Francisco do Sul – 2

São José – 25

São Lourenço do Oeste – 1

São Ludgero – 6

São Pedro de Alcântara – 1

Schroeder – 1

Siderópolis – 5

Sombrio – 6

Tangará – 1

Tijucas – 3

Timbé do Sul – 1

Timbó – 1

Tubarão – 22

Urussanga – 3

Vidal Ramos – 1

Videira – 1

Pessoas de outros estados – 7

Pessoas de outros países – 4

Foto: Reprodução
Fonte: NSC Total – DC – Por Clarissa Battistella