Todas as regiões de Santa Catarina estão em risco gravíssimo para o coronavírus pela segunda semana seguida de acordo com mapa divulgado pela Secretaria do Estado da Saúde na manhã deste sábado (6).
Das 16 regiões do Estado, seis receberam nota máxima em todos os quesitos analisados: Xanxerê, Extremo Oeste, Médio Vale do Rio Itajaí, Meio Oeste, Foz do Rio Itajaí e Alto Uruguai Catarinense.
Há duas semanas atrás, apenas a região da Carbonífera não apresentava risco gravíssimo para a doença. No dia 27 de fevereiro, o mapa inteiro de Santa Catarina ficou vermelho, mostrando o colapso que o Estado vive, sendo o pior cenário desde 23 de dezembro de 2020.
Pela primeira vez, Estado superou a marca de uma centena de mortes, de acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (5). Em apenas 24 horas, 107 mortes por covid-19 foram registradas em Santa Catarina.
O Estado vive também mais um dia de superlotação nas unidades de terapia intensiva (UTI) do sistema público. Pelo menos 291 pessoas aguardavam por leitos de UTI nesta sexta e há 1.014 pessoas internadas com confirmação ou suspeita de covid-19 em hospitais públicos e privados, sendo 871 pelo SUS e 143 na rede particular.
São também mais 5.853 infectados e sobe para 38.156 o total de casos ativos, que estão em tratamento contra a covid-19 e são capazes de transmitir o vírus. No acumulado, o Estado tem agora 7.816 mortes e 700.127 casos.
Veja o mapa da situação no Estado
Foto: Ronaldo Schemidt/AFP
Fonte: NSC Total – Por Brenda Bittencourt