Medida visa otimizar o tempo de viagem do deslocamento.
A Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde está desenvolvendo um Protocolo de Transporte. A medida visa garantir ainda mais qualidade dos atendimentos aos pacientes e promover um transporte de segurança e igualitário a população. Após a reformulação, os pacientes não serão mais buscados em suas residências, exceto em casos especiais.
Um dos principais motivos para o desenvolvimento do Protocolo é a grande demanda de transporte de pacientes. O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, explica que o protocolo está baseado na Resolução 003/2011, a qual já solicita que os pacientes sejam buscados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e não em suas residências. “Essa iniciativa visa organizar o fluxo de transporte dos pacientes e principalmente otimizar o tempo de deslocamento, pois desta maneira, os motoristas seguirão uma rota fixa e não perderão mais tempo procurando endereços residenciais. Sabemos de nossa responsabilidade, mas também gostaríamos do comprometimento da população em relação a utilização dos serviços”, explicou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.
O transporte para pacientes em processo de hemodiálise, quimioterapia e radiografia está garantido, bem como para pessoas com crianças de colo, acima de 60 anos e deficientes físicos. A importância da presença da população nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde, realizadas sempre na primeira quarta-feira de cada mês, também são importantíssimas, visto que essa e outras medidas serão discutidas. No dia 01 de Abril, o protocolo será apresentado a população para discussões, sugestões e aprovação dos conselheiros.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema