O advogado Daniel Macedo Lopes, 27 anos, doador de sangue há três anos, repetiu o gesto de solidariedade na Unidade Móvel do Centro de Hematologista e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), estacionado na Praça da Paz.
Enfatizando a importância da sociedade em participar da campanha de doação de sangue, Daniel convenceu seu irmão a contribuir com o ato de amor ao próximo. Quando o governo faz algo em relação à saúde é importante a participação da população. Ainda mais em uma campanha de doação de sangue, afirmou.
A vinda da Unidade Móvel do Hemosc foi possível graças a parceria com a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Saúde. Os moradores da cidade, mais uma vez, se mostraram envolvidos com ações beneficentes comparecendo a unidade.
Nesta quinta-feira (09/05) o posto de coleta retorna à Praça da Paz. Os voluntários podem comparecer das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Serão distribuídas 50 senhas por turno para doação.
É necessário para ser doador:
Ter idade entre 18 e 67 anos, 11 meses e 29 dias;
Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg;
Apresentar documento de identidade com foto;
Ter repousado bem na noite anterior da doação;
Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema