Em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, a Prefeitura de Itapema por meio da Secretaria de Saúde, realizou atividades especiais sobre a temática em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com palestras e orientação direcionada aos pacientes.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal no Brasil. As consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e sigam as orientações médicas.
O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Itapema reuniu os pacientes do grupo de práticas corporais para uma palestra sobre o tema. Andressa Alves, profissional de Educação Física que coordenou a palestra, disse que o encontro teve como objetivo conscientizar e alertar a comunidade sobre os cuidados com a pressão arterial. Como é uma doença muito perigosa a nossa saúde é super importante informar a comunidade sobre o que pode auxiliar para prevenir a hipertensão ou ajudar no controle, como por exemplo as atividades físicas, afirmou Andressa. Durante a atividade, a nutricionista Caroline Marini apresentou um quadro sobre os alimentos que mais prejudicam e os que mais previnem e auxiliam no controle da Hipertensão. Trouxemos os rótulos para orientar os pacientes como analisar o índice de sódio e assim contribuir com a prevenção da Hipertensão, explicou a nutricionista.
Além do NASF, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também realizaram ações especiais como palestras, orientações em salas de espera e momentos temáticos com distribuição de panfletos sobre os cuidados com a hipertensão arterial. No dia 10, foi feita uma ação especial desenvolvida pela UBS do Centro, na Igreja Presbiteriana. Já no dia 16, a UBS de Ilhota realizou uma palestra durante a tarde. No dia 24 além do NASF, foi vez da UBS de Meia Praia II realizar o debate. Já no dia 25, a UBS do Várzea, Meia Praia I, Jd. Praia Mar e Sertãozinho fizeram o encontro, e nesta segunda-feira, dia 28 as UBSs do Tabuleiro e do Morretes finalizaram as ações, com a participação das Agentes Comunitária de Saúde (ACS) e nutricionistas. Já a UBS do Sertão do Trombudo realiza visitas domiciliares aos pacientes que frequentam a unidade, orientando o uso correto e regular das medicações.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema