Material ajudará profissionais no atendimento aos pacientes e na notificação das doenças.
As Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família, Enfermeira Liane Vasconcelos e Fisioterapeuta Mayara Schmidt, em parceria com a equipe da Vigilância Epidemiológica de Itapema, elaboraram um portfólio para facilitar o trabalho das Unidades Básicas de Saúde, quanto às doenças de notificação, como por exemplo, caxumba, dengue, acidentes de trabalhos, entre outras.
As notificações das doenças e os dados gerados através das mesmas são muito importantes, pois são essenciais para o planejamento de saúde do município. Com os indicadores e os dados a Secretaria de Saúde consegue identificar melhor as atividades e as áreas de atuação que necessitam de maior atenção.
O material foi entregue nas UBS nesta quarta-feira (16/12), com a equipe de residentes acompanhadas da enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos. “Criamos um “portfólio” com todas as informações dos agravos de notificação, protocolos das doenças, encaminhamentos, requisições, com o intuito de facilitar as notificações, conforme legislação vigente”,referiu a enfermeira Richelle.
Para confeccionar os portfólios foram mais de quatro meses de trabalho e integrou o trabalho das residentes em Itapema. “Temos certeza que este portfólio irá facilitar o trabalho das unidades e melhorar a comunicação entre a atenção básica e os serviços”, explicaram as residentes Mayara e Liane.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema