A III Semana do Meio Ambiente de Itapema já começou, e segue com muitas atividades que ensinam e reforçam conscientização e a preservação da natureza e dos animais. Na tarde desta quarta-feira (01/06) foi a vez do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) receber uma das atividades promovidas pela Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI).
Durante a tarde, as mulheres usuárias do CRAS e do CREAS tiveram a oportunidade de aprender a produzir um Pão de Aveia sem lactose (Pão orgânico ou pão Vegano, como também é conhecido). No início da atividade as participantes receberam a receita do produto e puderam acompanhar atentamente o passo a passo da produção, tendo posteriormente a oportunidade de participar da produção.
Ao decorrer da fabricação do Pão, as instrutoras apresentavam dicas de culinárias e de saúde, além de explicar os benefícios do Pão de Aveia que é ótimo redutor de colesterol, ajuda no controle da glicose no sangue, reduz a toxidade dos ácidos biliares e auxilia na perda de peso.
Enquanto a massa do pão descansava e crescia, as participantes trocavam experiências de vida e de culinária, além de participarem de uma deliciosa degustação de produtos orgânicos acompanhado de um saboroso café. Ao final da experiência cada participante ganhou um biscoito da produção demonstrativa.
Para dona Eleni Mauricio da Silva, a experiência foi enriquecedora. “Estava muito curiosa para saber como era esse Pão Orgânico, e fiquei surpresa em descobrir que a receita é muito simples, a experiência foi enriquecedora e com certeza vou levar a diante esse aprendizado”, afirmou Eleni.
A coordenadora do CRAS, Mariei Malikowski Lemanis, destacou a importância desse tipo de atividade para as participantes e suas famílias. “O encontro envolveu uma oficina de pães sem lactose, onde as participantes puderam aprender técnicas de como produzir um pão sem lactose, oficina esta que possibilita a produção de pães para a família, bem como para a possível comercialização agregando assim uma forma de renda ao grupo famíliar”, disse a coordenadora.
Ao final da atividade as participantes receberam folder como instruções de como preservar a natureza e proteger os animais, e puderam enfim saborear o tão esperado pão sem lactose produzido durante a atividade.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema