Vacina da Febre Amarela tem esquema alterado

Vacina da Febre Amarela tem esquema alterado

A vacina da febre amarela teve alteração no esquema vacinal e agora não há mais necessidade de reforço da dose em cada 10 anos, sendo assim, é necessário apenas um único reforço após a primeira dose da vacina. Como todos já sabem, o município de Itapema emite certificado internacional de vacinação da febre amarela ou profilaxia. Este certificado é documento obrigatório para quem deseja realizar viagens internacionais, na maioria dos países.

A vacina sempre foi feita em Itapema, mas antes o certificado era emitido nos municípios de Itajaí e Florianópolis. Agora a emissão do Certificado Internacional de Vacinação é feita em Itapema mesmo, no Centro do Viajante localizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tabuleiro, com atendimento toda sexta-feira à tarde.

Foi disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e agências de turismo de Itapema um material explicativo com o passo a passo para a emissão do certificado. A comunidade pode entrar no site da Anvisa (ANVISA.gov.br/viajante) e verificar todas as recomendações de vacinação do país que foi escolhido para destino. Se o país de escolha exigir a vacinação da febre amarela, a pessoa deve clicar no ícone “Cadastro Novo” e fazer seu pré-cadastro. Em seguida, basta procurar a UBS do Bairro Tabuleiro, localizada na Marginal Oeste em esquina com a Rua 601 para realizar a vacinação e emissão do certificado. É importante ressaltar que a vacina necessita ser feita com no mínimo dez dias antes da viagem.

“Quem vai viajar para fora do país precisa ficar atento ao prazo de dez dias antes para a vacinação ter validade, pois caso contrário o embarque não será permitido. A UBS onde a vacina e o certificado são feitos tem um fácil acesso ficando na marginal próxima a rodoviária, para facilitar ainda mais. Importante lembrar também que agora não há mais necessidade de reforço da dose da vacina em cada 10 anos, basta somente um único reforço após a sua primeira dose”, afirmou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3267-1530. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema