Para avaliar a situação vacinal das crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, o Departamento de Vigilância Epidemiológica em conjunto com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, realizou no mês de Fevereiro o Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC).
O MRC visa analisar uma campanha para saber como está a carteira de vacinação de um determinado público alvo. Neste ano, a campanha analisada foi a da Poliomielite e Sarampo, realizada nos meses de Novembro e Dezembro. Durante o último mês, Vacinadoras e Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) de cada Unidade realizaram visitas domiciliares em diversas residências, com o objetivo de analisar a situação vacinal de 25 crianças por cada sala de vacina na faixa etária determinada.
Ao final, foram avaliadas 259 carteirinhas de vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos. “Tivemos 99,2% de crianças imunizadas contra a poliomielite e 98,7% contra o Sarampo, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é pelo menos 90%. Com o resultado, podemos comprovar que os dados condizem com as coberturas vacinais da nossa Campanha de Imunização e que nossas estratégias utilizadas para vacinar estão no caminho certo”, afirmou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Richelle Caroline dos Santos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema