Atividade integra o Plano de Ação da Prefeitura para proteger o meio ambiente
Mais de 26 pontos com descarte irregular de esgoto e dejetos foram lacrados no Rio Perequê, na margem pertencente a Itapema. Este é o resultado da primeira Etapa do Plano de Ação que vai contribuir na preservação do meio ambiente, com foco no Rio Perequê. Nesta sexta-feira (24/01) a equipe, composta por fiscais do Departamento de Vigilância em Saúde e da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), percorreu toda a extensão do Rio realizando os lacres.
O trabalho de vistoria e fechamento dos pontos com descarte clandestino de esgoto contou com apoio do Corpo de Bombeiros. Uma embarcação, de responsabilidade da 2 Companhia do 13 Batalhão do CBM, permitiu que os técnicos chegassem aos locais de difícil acesso, muitos escondidos em meio à vegetação. Os canos das ligações irregulares foram quebrados e receberam aplicação do expansor de poliestireno, impedindo a reutilização das saídas clandestinas.
Segundo o Diretor de Vigilância em Saúde, Celso Luiz Sens, a ação é pontual e resolutiva. Com esta aplicação, os encanamentos ficam inutilizáveis e os desejos não serão mais lançados no Rio, principalmente das residências que não possuem fossa ou caixas para armazenar águas da cozinha e lavanderia, afirmou Celso Luiz Sens.
A medida também é resultado da vistoria realizada no início do mês de Janeiro pelo Prefeito de Itapema e o Vice-prefeito , onde foram levantadas as informações e os possíveis locais, pontos que permitiram a criação do Plano de Ação.
Agora, a próxima etapa será a notificação de todos os proprietários que tiveram o local de despejo irregular lacrado. Vamos estabelecer um prazo para que se regularizem ou apresentem regularização junto a rede coletora. Casos isso não ocorra, dentro do prazo, o proprietário será multado, explicou o Presidente da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Leonardo Nunes.
Prefeitura Municipal de Itapema