Xô Dengue: Ação no Bairro Sertãozinho elimina foco do mosquito

Xô Dengue: Ação no Bairro Sertãozinho elimina foco do mosquito

A comunidade do Bairro Sertãozinho pode comemorar mais uma importante conquista na área da saúde, está sem foco de Dengue. A boa notícia é resultado do trabalho da equipe de Agentes de Combate a Endemias (ACE), finalizado nesta quarta-feira (07/01), depois de um período de um ano de cuidados, em uma área onde foi encontrado um foco do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti.

Segundo a ACE, Jaqueline Ferreira, quando se identifica um foco do mosquito em um determinado local, a equipe tem um ano para cuidar da área em um raio de 300m, fazendo visitas domiciliares em todas as casas dentro do espaço delimitado, realizando orientações, distribuindo material educativo, coletando amostragem e eliminando possíveis criadouros. “Agora que a área está limpa devido ao tratamento feito de forma correta e o foco eliminado, o bairro será trabalhado apenas com armadilhas, visto que não há mais nenhum foco em todo o Sertãozinho”, afirmou Jaqueline Ferreira.

Armadilhas

As armadilhas montadas para atrair o mosquito da Dengue, são feitas de um pedaço de pneu de motocicleta pelo fato de possuir bastante aderência e ser um material escuro, o que torna um grande atrativo para o mosquito. Dentro dele, é colocado cerca de 500ml de água, e o material é pendurado na altura do voo do mosquito, cerca de 80cm à 100cm do chão, tornando a armadilha uma grande oportunidade do inseto se instalar. Essas armadilhas são vistoriadas de 7 em 7 dias, ciclo de vida do mosquito, e servem para identificar se há ou não mosquitos sobrevoando a área.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema